Revista Futuro Consciente

Revista Futuro Consciente
Autores da Revista Futuro Consciente - turma 72

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A desnutrição e o baixo Peso

A Desnutrição e o Baixo Peso

A desnutrição é uma doença causada pela dieta inapropriada, hipocalorica e hipoproteica. Também pode ser causada por má-absorção de nutrientes ou anorexia. Tem influência de fatores sociais, psiquiátricos ou simplesmente patológicos. Acontece principalmente entre indivíduos de baixa renda e principalmente as crianças de países subdesenvolvidos.

Para prevenir a Desnutrição, é preciso respeitar uma pirâmide alimentar complexa:

 



  Baixo Peso - Segundo a Idade


A prevalência de baixo peso vária conforme a idade e atinge aproximadamente 1/4 dos brasileiros jovens (18-24 anos) (MS/INAN, 1991). Esta faixa de idade coincide com um dos períodos de maiores mudanças ao longo da vida, quando homens e mulheres assumem novos papéis de maior responsabilidade na sociedade e estas mudanças estão reconhecidamente associadas a maior stress. o grande deficit de estatura apresentado pelos nossos jovens, consequência do crescimento deficiente ao longo de todo o período de crescimento. Neste estudo, verificou-se que uma importante parcela dos jovens brasileiros são também excessivamente magros.

A frequência do baixo peso entre homens se eleva a 20,7% no grupo dos idosos e, entre as mulheres, a prevalência chega a 17,0%. Em números absolutos, o País tem 1 milhão e 300 mil idosos com baixo peso



Desnutrição entre jovens, adultos e idosos


A situação nutricional da criança influência a susceptibilidade da mesma em contrair doenças, contribuindo para o agravamento de infecções crônicas recorrentes e é reflexo de práticas inadequadas de amamentação e alimentação. Além do efeito mais desfavorável, ou seja, a mortalidade, a Desnutrição Energética Proteica (DEP), prolonga o tempo de internação hospitalar e resulta em sequelas para o desenvolvimento mental (PNDS, 1997; PNAN, 1999).


Dados oriundos da PNDS, realizada em 1996 - estudo de base populacional mais recentes para o Brasil - , indicam que 11% das crianças menores de 5 anos estão abaixo de -2DP (desvio-padrão) para o indicador Altura por Idade (A/I), que reflete o deficit estatural do indivíduo. A prevalência do deficit de estatura entre as crianças menores de 5 anos de idade variava notavelmente nas regiões brasileiras: entre 5,1% no Sul e 17,9% no Nordeste (PNDS, 1997).


Adicionalmente, duas em cada dez crianças com deficit estatural (desnutrição cronica) no Brasil têm baixo peso constitucional, isto é, estão situadas abaixo de -3DP e padeceriam de nanismo nutricional grave. Ao se considerar o sexo da criança, nota-se maior presença da desnutrição entre meninos (PNDS, 1997).


Com relação a idade, a menor prevalência de Desnutrição corresponde às crianças menores de seis meses, havendo, a partir dessa idade, um aumento brusco na prevalência da DEP. O maior percentual de Desnutrição ocorre na faixa etária de um a dois anos de idade (15,1%). A partir dessa idade, a prevalência tende a diminuir. Similar tendência verifica-se entre as crianças com nanismo nutricional grave (A/I -3dp), quando a maior prevalência de nanismo coincide com o período do desmame (PNDS, 1997).


Segundo indicador peso por altura (P/A), apenas 2,3% das crianças padecem de desnutrição aguda. Os casos mais graves, crianças abaixo de -3DP, apresentam prevalências inferiores a 1% em todos as idades, denotando assim a menor prevalência de desnutrição aguda (atual/recente) no País. (PNDS, 1997).

Considerando-se o indicador peso por idade (P/I), cerca de 6% das crianças estão abaixo de -2DP (PNDS



A África é o País com maior índice de desnutrição do mundo.


A fome no continente africano não é causada pela falta de alimento, e sim porque a população não tem acesso a ele.
Alem disso a mortalidade infantil é enorme,pois todos os anos centenas de crianças morrem de desnutrução.Esse é o problema tem sido discutido por todo o mundo, que nos últimos tempos vem se mobilizando para encontrar soluções para esse terrível problema.
Todos os anos centenas de crianças morrem de desnutrição
 
 
                                      VEJA AGORA DOIS MUNDOS
 
-Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo.
-Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo.
-11 mil crianças morrem de fome a cada dia.
-Um terço das crianças dos países desenvolvidos apresentam um atraso  no crescimento físico e intelectual.
-1,3 bilhão e meio de pessoas no mundo não dispõe de água potável.
-40% das mulheres dos países em desenvolvimento  são anêmicas e encontra,-se abaixo do peso.
-Uma a cada sete pessoas morre de fome no mundo.


Trabalho de: Julio César,Alessandro,Bruno César,Emerson,Juan e Bruno Manoel.


                     Corrigido por: Jaíne da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário